







Projeto Representante de Turma
Notícia | 04/05/2022
O Colégio Academia promove uma experiência diferenciada aos alunos para a escolha dos Representantes de Turma. Trata-se de um projeto pensado para introduzir aos estudantes, futuros cidadãos, o modelo brasileiro de eleição para escolha dos nossos representantes, como forma de proporcionar a eles uma grande experiência para o futuro.
O projeto é conduzido pelo SOE (Serviço de Orientação Educacional) e conta com a participação dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
A iniciativa prepara os alunos para uma vivência de cidadania como futuros eleitores e proporciona a eles a noção das responsabilidades e valores que um representante precisa ter para assumir um cargo de fundamental importância.
Todos os anos, o projeto se inspira na Campanha da Fraternidade em vigência para fundamentar seu tema e lema, carregando nas discussões e ações da escola e dos alunos uma filosofia atrelada aos valores cristãos.
Na iniciação do projeto, são ressaltados os valores que o Representante de Turma precisa ter e quais responsabilidades precisa assumir para conduzir a turma durante o ano letivo. Além disso, é reforçado o Estatuto do Representante de Turma, documento que rege os direitos e deveres, bem como suas principais funções.
Após essa introdução, os alunos sugerem os nomes para pré-candidatos, ou seja, selecionam aqueles que consideram um bom representante para sua classe. A partir de então, formam-se as chapas que se preparam para um debate em sala de aula, momento em que os candidatos expõem e discutem suas ideias e propostas perante a turma.
Em seguida, é chegada a hora de eleger a chapa vencedora. A fim de tornar a experiência ainda mais real, institui-se o voto secreto e, para eleger seu candidato a Representante de Turma, o aluno utiliza uma versão do Título de Eleitor, inspirado no documento oficial brasileiro, que é utilizado no momento da votação, e o Colégio Academia disponibiliza para os alunos um simulador de urna eletrônica.
Após o resultado das eleições, é organizada uma cerimônia de posse dos Representantes eleitos. No evento, os representantes recebem certificado oficial da escola, fazem um juramento e um discurso de posse, no qual expõem as principais expectativas do trabalho que irão desenvolver durante o ano letivo junto à turma e à escola.
Empossados, os Representantes de Turma são convidados para uma reunião com a direção, na qual expõem as propostas, sugestões e dificuldades da turma, e são acolhidos e escutados pela direção.
Durante todo o ano letivo, os Representantes de Turma atuam de maneira a promover uma maior integração entre os discentes, com o objetivo de criar um ambiente harmonioso, em sala de aula, que facilite o bem-estar de cada aluno junto aos colegas, além de favorecer um ambiente propício a um bom aprendizado.
O projeto discute, reflete e concretiza vivências de ética e cidadania no âmbito escolar.