Notícias

A Pandemia em Poesia

Notícia | 11/12/2020

Mia Couto, no livro “E se Obama fosse africano? E outras intervenções”, da Companhia das Letras, afirma que “A poesia prova assim não ser apenas um género literário, mas um olhar revelador de mistérios e uma sabedoria resgatadora da nossa profunda humanidade. A poesia é um modo de ler o mundo e escrever nele um outro mundo”. E foi sob essa perspectiva que a professora Ciomara Breder Krempser, do Colégio Academia, criou o projeto literário “A Pandemia em Poesia”.

O objetivo central foi o uso da arte como meio de catarse, em que se canalizam emoções e sentimentos com criticidade diante do cenário social e pandêmico vivido. Com criatividade artística, os alunos do Ensino Médio mostram muito talento e sensibilidade em suas obras.

Clique aqui e confira a exposição.

A professora Ciomara nos contou um pouco sobre a relevância desse projeto nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais dos alunos:

“O objetivo geral deste projeto é despertar o gosto pela leitura e pela escrita, principalmente, dos textos literários, levando os alunos a perceberem que esse texto é artístico, é criativo, cheio de sentimentos que envolvem a vida do ser humano. Ao contrário do que muitos pensam, o texto poético não é algo distante da realidade e de difícil compreensão, é ficção em essência, é a liberdade do pensar e do imaginar. (...) Como objetivos secundários, temos o intento de despertar um olhar crítico sobre o processo histórico e a transformação da sociedade e da cultura; o hábito de pesquisa; a compreensão do significado das ciências, das letras e das artes; e a criatividade dos nossos estudantes, direcionando a um movimento de catarse dos seus sentimentos represados nesta crise mundial da Pandemia do COVID-19.

Além disso, buscamos estabelecer leituras interdisciplinares, observando, com os jovens, como esse momento está nos ensinando sobre todas as ciências. Enfim, desejamos despertar em nossos queridos alunos o protagonismo na construção de seus próprios caminhos, sonhos, projetos, realidade. Almejamos contribuir para a formação integral dos estudantes: nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais; respeitando a diversidade e os direitos humanos; instigando-os a autoria e produção de inovações, contemplando seu projeto de vida. Jovens que saibam usar a nossa língua como instrumento de comunicação e como exercício de cidadania.”

Colégio Academia, educação que transforma!

Veja outras notícias

Veja todas as notícias

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento estão sempre abertos para dúvidas, elogios, observações e sugestões. Por meio deste formulário, você entra em contato direto com o Colégio Academia. Retornaremos sua mensagem o mais rápido possível.

Enviar uma mensagem

Fique por dentro de tudo
que acontece no Academia

ver agenda
2018 © Colégio Academia - Todos os direitos reservados Desenvolvido por: AM4