Notícias

Dia Nacional do Livro

Notícia | 29/10/2020

29 de outubro é considerado o Dia Nacional do Livro. Essa data se faz pela inauguração da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, fundada em 1810 pela Coroa Portuguesa. Dessa maneira, a data é o marco de celebrar a importância dos livros em nossas vidas. É com o hábito da leitura que nos enriquecemos de conhecimento de uma forma descontraída e lúdica.  

Para comemorarmos esse data, convidamos três autoridades no assunto para conversar sobre a importância da leitura: Ilma de Jesus Teixeira Almeida, Mayra D. Leão M. da Silva e Tânia de Oliveira. Essas são as profissionais que ocupam, há mais de 25 anos, o lugar precioso do nosso Colégio: a Biblioteca.     

A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, fundada em 1991, nasceu quando a bibliotecária e as coordenadoras da Educação Infantil perceberam a necessidade de incentivar mais a leitura dos pequenos leitores. Seu acervo é informatizado e possui 3.943 títulos e 6.500 exemplares distribuídos em obras de referência, livros de leitura, gibis e periódicos. Já a Biblioteca Academia surgiu em 1971 e, atualmente, contém mais de 7.000 exemplares em suas prateleiras. O objetivo é incentivar o hábito da leitura, além de ser um complemento para o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido pela instituição. 

“Em 1995, recém-chegada a JF, fui convidada a trabalhar na Biblioteca Esdeva e levei um susto enorme com o tamanho da Biblioteca, nunca tinha visto tantos livros juntos.  Na época funcionava no mesmo espaço também a Biblioteca Infantojuvenil.  

Como Auxiliar de Biblioteca, tenho muito orgulho da minha profissão, pois ajudamos e orientamos nossos usuários que buscam conhecimentos através da leitura. O livro é um instrumento mágico e transformador na vida de quem o tem como companheiro.  A leitura nos leva a qualquer lugar, aguça nossa imaginação e nos leva ao mundo infinito de conhecimentos.” 

“Livros são como pequenos tijolos que usamos para construir uma casa infinita. Eles te engrandecem, abrem caminhos, sem nunca fechar portas e janelas, cada novo livro lido sugere um novo cômodo a conhecer ou te leva a olhar para o horizonte e ver aonde mais você pode ir.   

A leitura é importante como exercício fundamental para o pensamento livre e crítico, é uma ferramenta para a autonomia, o instrumento pelo qual acessamos o mundo e podemos nos guiar por ele. 

Bibliotecas sempre foram uma segunda casa para mim. Desde a infância eu frequentava a do meu bairro, na Tijuca, no Rio de Janeiro, assim como a biblioteca da minha escola e a Biblioteca Nacional, onde posteriormente fui estagiária durante a graduação em Biblioteconomia.  

Algo no silêncio educado, a paz das estantes, sempre me atraiu para o ambiente da biblioteca, sempre fui muito curiosa e os livros eram onde encontrava as respostas que a minha família e professores não tinham para me passar.  

Livros sempre foram uma fonte de inspiração, conhecimento e refúgio em minha vida, um livro leva a outro, livros são como portais, para outras realidades, outros lugares, outras formas de pensar e sentir. É mágico ser a mediadora do conhecimento registrado nos livros e em tantos outros suportes de informação.” 

“Para mim a leitura nos transforma, fico encantada com tantas fontes de leitura. Na verdade, a profissão que me escolheu: sempre gostei de ler e, em 1994, recebi um convite para trabalhar na biblioteca da faculdade. Chegando lá, o encantamento só aumentou, eu fazia parte da equipe que preparava o livro até chegar às mãos do leitor.  

No ano de 2007 fui transferida para a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, e aí o que já era bom ficou melhor. Passei a trabalhar com as crianças e com os livros - minhas tardes nunca mais foram as mesmas. Mágico mesmo é ver as crianças descobrindo as letras, as palavras, as frases e compartilhando a grande descoberta comigo.  

Os livros estimulam nossa imaginação, nossa criatividade, nossas descobertas, nos atualiza, nos põe em contato com outras culturas, nos fazem companhia.” 

Nossas entrevistas deram dicas de livros em nosso Instagram. Clica aqui e confira.  

O tão prazeroso é uma leitura. 

Colégio Academia, educação que transforma!  

Veja outras notícias

Veja todas as notícias

Fale Conosco

Nossos canais de atendimento estão sempre abertos para dúvidas, elogios, observações e sugestões. Por meio deste formulário, você entra em contato direto com o Colégio Academia. Retornaremos sua mensagem o mais rápido possível.

Enviar uma mensagem

Fique por dentro de tudo
que acontece no Academia

ver agenda
2018 © Colégio Academia - Todos os direitos reservados Desenvolvido por: AM4