Academia

Academia » SER » Capela

Capela Sagrada Família

A Capela Sagrada Família foi inaugurada a 15 de junho de 1904 pelos confrades Verbitas, depois que assumiram a Direção do Colégio Academia. Acredita-se, porém, que as pinturas só tenham sido realizadas entre 1910 e 1915, pois os irmãos Verbitas Germano Speckemeier e Adalberto Inhetvin, responsáveis pela pintura original, chegaram ao Brasil por volta de 1908. Dotados de habilidade técnica no terreno artístico e de profundo conhecimento religioso, os artesãos criaram uma obra de arte rica em beleza sacra.

Nas paredes e no teto, a força de pinturas figurativas e simbólicas, com a diversidade de tons, ressalta a sacralidade do ambiente. A inclusão de elementos modernos como bancos, altar e iluminação indireta não entram em conflito com o antigo. Tudo o que se encontrou de autêntico foi aproveitado, como as imagens de Nossa Senhora e de quatro anjos. O resultado é uma obra de arte singular a serviço do ambiente de recolhimento e oração.

O trabalho de recuperação, iniciado em 1992, durou três anos. A coordenação foi do engenheiro César Xavier Bastos, ex-aluno da Academia, que contou com a colaboração dos artistas plásticos: Henrique Lott e João Carlos de Souza (Cacaio) e estagiários da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Por ser um espaço que mantém a harmonia de um ambiente sacro, de oração e silêncio e, ao mesmo tempo, de alegria e festa em louvor a Deus, a Capela da Academia está aberta permanentemente ao público, além de acolher solicitações de celebrações, como casamento, formaturas, bodas de prata e ouro, dentre outras.

Para contatar esse espaço, ligar para 2102-7701

Fotos
ascomacademia2017