Academia

Academia » O Colégio » Infraestrutura

Estrutura física

O prédio do Colégio Cristo Redentor de Juiz de Fora, a Academia de Comércio, foi tombado pelo patrimônio histórico em 29 de dezembro de 2000. O projeto arquitetônico privilegia o estilo clássico e sua estrutura imponente se registra no alto da rua Halfeld, tendo ao fundo o Morro do Imperador. 

São aproximadamente 30 mil m² de área construída, incluindo amplas salas de aula; jardins; um complexo esportivo, com espaço para o desenvolvimento de várias modalidades; laboratórios de Química, Física e Informática; 02 bibliotecas, incluindo uma infantil; brinquedoteca; sala de artes; sala de educação musical; 01 auditório, com capacidade para 140 pessoas; 01 anfiteatro, com capacidade para 240 pessoas; 01 teatro, para 308 pessoas; 01 salão de convenções, que comporta cerca de 800 pessoas; salão de eventos (FHC), com capacidade para 600 pessoas; capela; dois museus com cerca de 30 mil exemplares de materiais de história natural e etnologia indígena; um núcleo artístico, que abriga a Companhia Academia de Teatro, as escolas de teatro e de dança, o Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia, a Associação dos Ex-alunos, com o Memorial Academia; amplo estacionamento interno; parquinho; horta; horto botânico e muito mais. A Academia propicia aos seus alunos a oportunidade de vivenciarem experiências enriquecedoras.
 

Complexo Esportivo

O Complexo Esportivo Irmão Gaudêncio do Colégio Academia se distingue por apresentar espaços diferenciados para as diversas práticas esportivas.

É composto por três quadras poliesportivas; um campo de futebol soçaite; salas de recreação e práticas esportivas, como sala de artes marciais e ginásticas; piscina; dois vestiários masculinos e dois femininos. Acrescentando mais valor a esse centro esportivo, encontra-se o Ginásio Pe. Leopoldo Krieger, inaugurado em 1966, destinado a jogos de vôlei, basquete, handebol, futsal e outras apresentações esportivas.

Toda essa infraestrutura vem sendo usada pelos alunos, professores e técnicos em atividades regulares e extraclasses, treinos e competições, que concorrem para elevar, ainda mais, o nome do Colégio na cidade e no estado. Muitos atletas premiados nos Esportes Brasileiros iniciaram o seu percurso na Academia e tiveram os treinamentos nos espaços que compõem esse grandioso complexo.

Esporte e Educação, na Academia, inserem-se no mesmo contexto de formação, materializando o pensamento Mente sã em Corpo são.

 

 

Biblioteca

Museus

Teatro


Após um longo período sem atividade, o Teatro Academia foi reinaugurado, no dia 17 de junho de 1995, totalmente restaurado e renovado, passando a figurar entre as melhores casas de espetáculo da cidade.

O foyer, com 95 m2, ganhou mais beleza com as pinturas de artista plástico Juarez da Costa Oliveira, que se valeu da técnica Trompe L'Oeil, principalmente para reproduzir algumas obras originais. As esculturas podem ser entendidas como representativas do patrimônio mítico-poético da cultura greco-romana.

O palco, com 9m por 12m, possui recursos para montagem de espetáculos variados. A boca de cena mede 9m por 4,5m e o fosso para orquestra tem 21 m2, dando possibilidade, quando não é usado, de um avanço de 22 m2.

O salão de espetáculo proporciona uma acústica excelente nos seus 405 m2. A visão do palco é perfeita em qualquer uma das 318 cadeiras que ocupam o lugar. Descendo as escadas do palco, são encontrados três camarins, com capacidade para 30 pessoas.

O teatro ainda dispõe de sanitários no foyer e nos camarins, uma oficina e uma saleta. O sistema de ar na plateia é renovado através de ventilação mecânica.

Para contatar esse espaço, ligar para 2102-7701


Capela Sagrada Família

 

 

Fotos
colegioacademia