Projeto educa alunos ao consumo consciente de alimentos - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Projeto educa alunos ao consumo consciente de alimentos

Notícias

01/09/2016

Projeto educa alunos ao consumo consciente de alimentos

Projeto educa alunos ao consumo consciente de alimentos

Começou hoje, 01 de Setembro, no Colégio Academia, a visitação ao Projeto Mercado Escola. A iniciativa, que é uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Unimed, busca auxiliar na redução do nível de obesidade na infância e adolescência, agindo de forma preventiva e interdisciplinar com uma ação alimentar e nutricional nas escolas.
 
Estão envolvidos no projeto professores, familiares e alunos do 6° ao 9° ano, com idades entre 12 e 14 anos. Segundo a nutricionista Camila Carrara, o projeto tem como foco esse grupo de jovens por se tratar uma faixa etária que é aberta a criar novos hábitos de consumo. Para ela, trabalhar com esse público auxilia no processo para que tenhamos, no futuro, adultos mais conscientes e saudáveis.
 
Em sua primeira fase, o trabalho forneceu aos alunos um livro com perguntas e jogos que testaram a qualidade de vida e a alimentação em casa. Hoje, na segunda fase do projeto, os jovens trouxeram o questionário preenchido, apresentaram aos profissionais e simularam uma compra no mercado, com itens que são comuns em casa. Em seguida, eles foram avaliados e orientados quanto ao grau de processamento de cada alimento. 
 
Em um terceiro momento, os dados de cada aluno serão coletados e analisados junto à pesquisas sócioeconômicas e de hábitos alimentares em casa. O resultado será apresentado aos estudantes e familiares em Outubro. Para a Coordenadora do Ensino Fundamental, Maria das Graças Roque Fernandes, o envolvimento dos alunos com o projeto é importante para se pensar na saúde e bem-estar dos adolescentes, ensinando a eles a melhor forma de se ter um equilíbrio alimentar.
 
Confira as fotos:
 

 

A TV Integração esteve no Colégio para mostrar a participação dos alunos no Projeto Mercado Escola. Confira a reportagem:

Projeto educa alunos ao consumo consciente de alimentos

Fotos
ascomacademia2017