“O Sertão da Academia” agita tarde de sábado no Colégio - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » “O Sertão da Academia” agita tarde de sábado no Colégio

Notícias

20/07/2017

“O Sertão da Academia” agita tarde de sábado no Colégio

“O Sertão da Academia” agita tarde de sábado no Colégio

Em clima festivo e animado, o Colégio promoveu sua festa junina, sobre o tema: “O Sertão da Academia”. E não podiam ficar de fora os cordéis, as danças e as comidas típicas desta época do ano.
 
Os alunos da Educação Infantil e 1º segmento do Fundamental, seus familiares, professores e funcionários curtiram a tarde do dia 15 de julho, último dia letivo do semestre, desfrutando de momentos marcados pela alegria e pela confraternização.
 
Além das tradicionais barraquinhas e dos jogos, como pescaria, piscina de bolinhas e acerto ao alvo, os alunos participaram da apresentação de danças tradicionais da região nordeste. Caracterizados e animados, eles encantaram o público presente e deixaram suas professoras muito orgulhosas.
 
Confira o que cada turma apresentou: 
 
*Maternal II e III - Fogo na botina
*1º período - Olha pro céu
*2º período - Festa junina (Rionegro e Solimões)
 
*1º ano – Farinhada
*2º ano - Dança do boi e dança das fitas
*3º ano – Xaxado
*4º ano - Apresentação de flauta: asa branca / dança do coco  
*5º ano - Casamento e quadrilha
 
Sobre o tema: 
 
Há uma vasta literatura popular de cordel, que remonta ao período colonial e numerosas manifestações artísticas de cunho popular que se manifestam oralmente, tais como os cantadores de repentes e de embolada.
Nas capas dos folhetos da literatura de cordel, geralmente, há gravuras feitas a partir de um molde de madeira. Essa técnica é conhecida como xilogravura e foi apresentada e desenvolvida com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Assim, os trabalhos ficaram expostos nas barracas. A ornamentação do pátio, que também apresentou essa técnica, foi desenvolvida pela equipe da Companhia de Teatro Academia.
 
 

“O Sertão da Academia” agita tarde de sábado no Colégio

Fotos
ascomacademia2017