Mostra do Conhecimento e Jovem Pesquisador movimentam Academia - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Mostra do Conhecimento e Jovem Pesquisador movimentam Academia

Notícias

14/07/2017

Mostra do Conhecimento e Jovem Pesquisador movimentam Academia

Mostra do Conhecimento e Jovem Pesquisador movimentam Academia

O Colégio Academia realizou, no dia 07 de Julho, a Mostra do Conhecimento e a 1ª Edição do Jovem Pesquisador, projetos desenvolvidos pelos alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, sob a orientação dos professores de cada disciplina. 
 
A Mostra do Conhecimento é uma iniciativa da Coordenação do Fundamental ll e do Coordenador de Geografia, Leonardo Viana, e tem como objetivo incentivar o trabalho em equipe, a organização, a responsabilidade e a prontidão de pesquisa. Neste ano, pautada no tema proposto pela UNESCO para 2017, “Ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, a Mostra contemplou todas as disciplinas com atividades sobre diferentes assuntos.
 
Cada ano do Fundamental trabalhou um assunto específico, formado por sub-temas, definidos pelos professores, e contemplando competências e habilidades referentes às suas disciplinas.
 
6º ano: O folclore e a sua importância para a sustentabilidade cultural (Inglês, História e Artes)
7º ano: Os grandes monumentos mundiais e os valores dos diferentes povos e suas respectivas culturas (Geografia e Inglês)
8º ano: Meu Brasil brasileiro (pontos turísticos e a sustentabilidade) (Português e Matemática)
9º ano: Fotografando minha cidade (pontos turísticos, prédios, natureza e a preservação do patrimônio de Juiz de Fora) – (História e Geografia)
 
A aluna Sophia Sampaio (6° ano B) e o seu grupo trabalharam com o tema do Halloween. Para ela, participar da Mostra é muito especial. "Eu gosto de participar porque é um meio de entretenimento para os alunos e também uma forma da gente aprender coisas novas."
 
Cada grupo foi avaliado por uma comissão formada por professores e coordenadores, que analisou vários quesitos, como a apresentação, os elementos escolhidos para executar os trabalhos da exposição, dentre outros. 
 
Também no dia 07, os alunos participaram da 1ª Edição do Jovem Pesquisador, uma iniciativa da Coordenação de Segmento do Fundamental ll e da área de Ciências. De acordo com o Coordenador da disciplina, Fernando Amarante,  o Projeto estimula a pesquisa científica, a descoberta de novos conhecimentos e o acesso a novas tecnologias. 
 
Por meio de trabalhos individuais ou em grupo, de tema livre, os alunos pesquisaram e elaboraram o trabalho escrito, a apresentação e uma demonstração do tema escolhido. A criatividade e a execução dos experimentos surpreenderam os professores e coordenadores que avaliaram os grupos. 
 
Para a coordenadora do Ensino Fundamental ll, Maria das Graças Roque Prata Fernandes, esta edição da Mostra do Conhecimento e também o Jovem Pesquisador foram um sucesso! "O propósito da Mostra é acompanhar a campanha da ONU/UNESCO, que, em 2017, destaca a preocupação com a preservação da terra e do ser humano. Nós abraçamos essa ideia e ficamos impressionados com a dedicação dos alunos para executar os trabalhos. O Jovem Pesquisador também foi uma grande surpresa, com trabalhos maravilhosos e inovadores." 
 
A premiação dos melhores trabalhos do Projeto Jovem Pesquisador e a entrega dos certificados de participação acontecerão  no mês de agosto. 
 
 

Fotos
ascomacademia2017