Faleceu o verbita irmão Alcides Leopoldo Félix - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Faleceu o verbita irmão Alcides Leopoldo Félix

Notícias

19/12/2016

Faleceu o verbita irmão Alcides Leopoldo Félix

Faleceu o verbita irmão Alcides Leopoldo Félix

Às 20h40min deste domingo, 18 de dezembro, faleceu o Verbita irmão Alcides Leopoldo Félix. Ele estava internado em Juiz de Fora, cidade na qual trabalhou por décadas. O religioso tinha 82 anos de idade e estava na Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD) desde 1949. Foi Diretor do Colégio Academia por mais de 20 anos e esteve, também, à frente da Direção das Faculdade Arnaldo Janssen, em Belo Horizonte.

O sepultamento do Ir. Alcides será às 15h30min, no Cemitério Municipal de Juiz de Fora. Antes, às 13h30min, haverá a missa de corpo presente e o rito de encomendação. A celebração será na capela da Comunidade Verbita, situada à Rua Redentor, 32, bairro Paineiras, região central de Juiz de Fora.
 

Vida religiosa
O missionário nasceu no dia 3 de setembro de 1934, na cidade de Ubá–MG. Ingressou na SVD em maio de 1949, em Santo Amaro-SP. Professou os primeiros votos em 1952 e os votos perpétuos em 2 de fevereiro de 1958. Na SVD, irmão Alcides desempenhou várias funções, entre elas a de orientador educacional e diretor do Colégio Academia, em Juiz de Fora, e das Faculdades Arnaldo Janssen, em Belo Horizonte-MG. Ele também foi diretor dos irmãos, conselheiro provincial e reitor das casas verbitas de Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Em 1959, Ir. Alcides colaborou no Jornal do Dia, da Arquidiocese de Porto Alegre-RS. Em Ponta Grossa-PR, atuou na secretaria do seminário e cursou Contabilidade. Em Araraquara-SP, trabalhou no Colégio Duque de Caxias, instituição da qual também foi diretor. Graduou-se em Administração em Ribeirão Preto-SP e, anos mais tarde, especializou-se em Gestão Acadêmica e Universitária. Em junho de 1979, foi transferido oficialmente da Província Brasil Centro (São Paulo) para a Província Brasil Norte (hoje sediada em Belo Horizonte). Participou de formações em Nemi (Itália) e, desde 2013, morava na Comunidade Verbo Divino, em Juiz de Fora-MG.

Vocação

Irmão Alcides atribuía sua fé à herança religiosa católica que recebeu dos familiares e dos moradores da comunidade rural onde morava, chamada Carlos Peixoto Filho, no Município mineiro de Ubá, sua terra natal. Conheceu os verbitas em Volta Redonda-RJ, cidade para onde a família se mudou quando ele ainda era pré-adolescente.

“Numa noite, quando lia o jornal Lar Católico para minha mãe - castigo que me era aplicado após alguma arte menos grave -, fixei-me numa propaganda vocacional em busca de irmãos missionários do Verbo Divino. Interessante é que esse anúncio vinha semanalmente no jornal e nunca tinha atraído minha atenção”, relatou.

Entusiasmado com a trajetória vocacional que havia escolhido, costumava dar conselhos serenos aos jovens formandos que buscavam discernimento sobre o caminho a seguir na Congregação. Quase sempre, propunha aos candidatos a possibilidade de serem missionários irmãos. Ele também lamentava que Igreja não divulgava bem a respeito dessa forma de vida religiosa.

“Estou aqui, na caminhada que Deus planejou para mim, e eu, modestamente, aderi assumindo a vocação que discerni ser a minha, a de irmão religioso missionário da Congregação do Verbo Divino. Sempre me senti muito amado e feliz, realizado como pessoa e ser humano na caminhada desta vocação especial como irmão, que Deus reservou para mim”, confessou.

 

Conteúdo: Reprodução SVD-Esdeva

Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques, com informações do Pe. Anselmo Ribeiro, SVD - Foto: Província Brasil Norte SVD.

 

Faleceu o verbita irmão Alcides Leopoldo Félix

Fotos
ascomacademia2017