Dia do Índio: Conheça o nosso Museu de Etnologia Indígena - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Dia do Índio: Conheça o nosso Museu de Etnologia Indígena

Notícias

04/04/2018

Dia do Índio: Conheça o nosso Museu de Etnologia Indígena

Dia do Índio: Conheça o nosso Museu de Etnologia Indígena

No dia 19 de abril, é comemorado o Dia do Índio. No Brasil, a data foi oficializada por decreto em 1943, pelo Presidente Getúlio Vargas, a pedido do Marechal Rondon – que foi o idealizador do Parque Nacional do Xingu e Diretor do Serviço de Proteção ao Índio.

Para entendermos melhor a data, é preciso voltar para 1940, ano em que foi realizado o primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México. O objetivo era de divulgar a cultura indígena em toda a América e alertar o governo para que criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que sofriam com a discriminação pelos homens não índios.

O Congresso, contou com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, e também foram convidados vários líderes indígenas deste continente para participar das reuniões e decisões.  No entanto, os índios não compareceram aos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados, temerosos e queriam demonstrar suas indignações as injustiças que sofriam desde a colonização.

Esse comportamento foi compreensível, visto que os índios estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados. Contudo, após algumas reflexões e negociações, os líderes indígenas resolveram participar, pois entenderam a importância daquele momento histórico. A participação ocorreu no dia 19 de abril e serviu de referencial na escolha de uma data que, no continente americano, fosse dedicada aos povos indígenas.

No Colégio Academia, a valorização das culturas indígenas é trabalhada ao longo de todo o ano, no Museu de Etnologia Indígena, aqui, “todo dia é dia do índio”. Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Devemos sempre refletir sobre a importância da preservação dos povos, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Em abril, o Museu prioriza as ações voltadas à comemoração da data, podendo, por meio das visitas, monitoradas ou individualizadas, de nossos alunos ou de outras instituições, mostrar o grande acervo da cultura indígena. 

 

Não deixe de visitar o Museu e conversar conosco.

Agende sua visita gratuita e guiada!

De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. 

Rua Halfeld, 1179 - Centro - CEP 36.016-000 - Juiz de Fora - MG

Telefone: (032) 2102-7761 

E-mail: museus@academia.com.br

 

Confira algumas fotos do nosso Museu de Etnologia Indígena:

 

 

Fotos
ascomacademia2017