Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia se apresenta no Congresso Internacional de Coros - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia se apresenta no Congresso Internacional de Coros

Notícias

30/07/2017

Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia se apresenta no Congresso Internacional de Coros

Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia se apresenta no Congresso Internacional de Coros

O Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia estará no Rio de Janeiro,  no período de 18 a 23 de julho de 2017, participando do 41º Congresso Internacional Pueri Cantores, que traz apresentações de músicas sacras e outras canções na voz de meninos cantores.
 
Pela primeira vez o Brasil é sede do Congresso. A programação conta com uma série de missas e concertos. Todos os eventos estão previstos para serem realizados gratuitamente e, muitos, nos principais pontos turísticos do Rio.
 
Mais de oito países estão confirmados no evento. Serão onze coros brasileiros de meninos, sendo seis de Minas Gerais. O Coral Mater Verbi é o único da região, representando a cidade de Juiz de Fora, com uma delegação formada por 36 pessoas. 
 
Para o Congresso, além do repertório específico do evento, o Coral também ensaiou canções especiais para as apresentações, dentre elas, uma que será interpretada, em conjunto, com um coro da Coreia do Sul.
 
Confira os dias e horários de apresentações do Coral Mater Verbi durante o Congresso:
18/07
19h - Cerimônia de abertura - Catedral Metropolitana de São Sebastião (Centro)
 
19/07
10h - Missa das Nações – Igreja da Cadelária (Centro)
18h - Concerto de Música Sacra – Igreja de São Lourenço (Bangu) *Apresentação com o coro da Coreia do Sul
 
20/07
Manhã - Visita e apresentações em locais turísticos da cidade
14h - Missa na Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Vila Isabel) *Apresentação solo
20h - Concerto de gala – Sala Cecília Meireles (Lapa)
 
21/07
Das 9h às 12h - Ensaio aberto – Catedral São Sebastião (Centro)
17h - Cerimônia da Paz – Catedral São Sebastião (Centro)
 
22/07
Das 14h às 16h - Ensaio Aberto – Catedral São Sebastião (Centro)
17h - Missa de encerramento – Catedral São Sebastião (Centro)
Das 19h às 22h - Apresentação e confraternização – Casa França-Brasil (Centro) e Boulevard Olímpico (Praça Mauá)
 
23/07
9h - Missa - Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Vila Isabel) 
 
Sobre o Coral:
Fundado em 1953, pelo Pe. José Maria Wisniewski Filho (SVD), o Coral Mater Verbi é um dos mais tradicionais coros de meninos cantores do Brasil e o mais antigo coral de Juiz de Fora.
 
O coral é formado exclusivamente por alunos dos ensinos fundamental e médio do Colégio Cristo Redentor-Academia de Comércio e ex-alunos coralistas. Desde sua fundação, mais de 900 meninos, dentre adolescentes e jovens, já fizeram parte do coro.
 
É, desde sua criação, membro da Federação Internacional dos Pueri Cantores, que está presente em 35 países de todos os continentes, com aproximadamente 40.000 cantores. O Mater Verbi é sócio co-fundador da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, que atualmente possui 15 coros federados. 
 
Lançou cinco discos fonográficos, sendo dois LP’s e três CD’s. Já se apresentou na Argentina, Uruguai, Alemanha, Itália e Áustria e em vários Estados do Brasil.
 
Além de colecionar diversas premiações, o grupo foi agraciado, por duas vezes, com graças expressas do Vaticano. Santo Padre João Paulo II honrou o grupo em 1979 e em 2003 com a “Bênção Apostólica”.
 
Seu atual regente é Diego Pedrosa Frizero, ex-aluno da Academia e ex-coralista, teve como base a formação musical do Coral Mater Verbi e especialização em regência de Coral e Orquestra.

 

Confira abaixo a matéria divulgada na TV Integração:

Fotos
ascomacademia2017