Conheça mais sobre a Cultura Indígena: visite o Museu de Etnologia Indígena do Colégio Academia! - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Conheça mais sobre a Cultura Indígena: visite o Museu de Etnologia Indígena do Colégio Academia!

Notícias

17/04/2017

Conheça mais sobre a Cultura Indígena: visite o Museu de Etnologia Indígena do Colégio Academia!

Conheça mais sobre a  Cultura Indígena: visite o Museu de Etnologia Indígena do Colégio Academia!

Comemora-se, no dia 19 de abril, o Dia do Índio. Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Naquele ano, foi realizado, no México, o primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes Indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os Índios não compareceram aos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados, desalentados, temerosos e queriam demonstrar suas indignações às injustiças que sofreram desde a colonização das Américas. Esse comportamento era compreensível, pois os índios, há séculos, estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos homens não índios, como brancos, negros e outros.
 
No entanto, após algumas reuniões, reflexões e negociações, diversos líderes indígenas resolveram participar, porque entenderam a importância daquele momento histórico. A participação ocorreu no dia 19 de abril e serviu de referencial na escolha de uma data que, no continente americano, fosse dedicada aos povos indígenas das Américas.
No Brasil, a data foi oficializada por decreto, em 1943, pelo Presidente Getúlio Vargas, a pedido do Marechal Rondon. Sobretudo, deve ser, também, um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
 
Na Academia, a valorização das culturas indígenas é trabalhada ao longo de todo o ano, no Museu de Etnologia Indígena, porque, aqui, “todo dia é dia do índio”. 
 
Em abril, o Museu prioriza as ações voltadas à comemoração da data, podendo, por meio das visitas, monitoradas ou individualizadas, de nossos alunos ou de outras instituições, mostrar o grande acervo da cultura indígena. 
 
Não deixe de visitar o Museu e conversar conosco. Vale a pena!
 

Conheça mais sobre a  Cultura Indígena: visite o Museu de Etnologia Indígena do Colégio Academia!

Fotos
ascomacademia2017