Comunicação em pauta: alunos refletem sobre o diálogo, interpretação e socialização - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Comunicação em pauta: alunos refletem sobre o diálogo, interpretação e socialização

Notícias

11/05/2018

Comunicação em pauta: alunos refletem sobre o diálogo, interpretação e socialização

Comunicação em pauta: alunos refletem sobre o diálogo, interpretação e socialização

As professoras de Ensino Religioso da Academia desenvolveram, esta semana, diversas atividades voltadas à Semana da Comunicação SVD.
 
A data, instituída em todas as Escolas da Associação Propagadora Esdeva (Congregação do Verbo Divino), mantenedora da Academia, tem como objetivo incentivar reflexões e discussões acerca do diálogo e da comunicação.
 
Em sala, as reflexões acerca do tema surgiram de diversas formas. Com as turmas do Ensino Fundamental ll e Médio, as educadoras trabalharam diversas dinâmicas. 
 
Uma delas se baseou em como a nossa opinião sobre o outro pode sofrer diversos tipos de interferência. Os alunos receberam fragmentos de um relato, em forma de texto, dos acontecimentos corriqueiros do dia de um artista. Com base na leitura, somente daquele fragmento, os estudantes tiveram que dizer o que pensavam sobre ele. Ao ler o relato completo, explicando cada momento do dia, os alunos perceberam que provavelmente julgaram o artista de forma equivocada.
 
Ao final da dinâmica, a professora trouxe essa discussão para as situações que acontecem no dia a dia, inclusive na internet: será que o falam dos outros interfere, de imediato, na opinião que criamos sobre eles? Será que é comum tirarmos conclusões precipitadas sobre alguém?
 

 

Já com as turmas do Ensino Fundamental l, as educadoras trabalharam outras formas de comunicação. Os alunos do 2º ano, por exemplo, aprenderam a cantiga “se essa rua fosse minha” em libras - acrônimo que significa Língua Brasileira de Sinais. O tema foi abordado ensinando a importância da comunicação de libras como meio de garantir a socialização, interação e acessibilidade aos surdos. 

 

 

No 3º ano a dinâmica abordada foi o conhecido 'Telefone sem fio', trazendo para a discussão como uma frase pode ser distorcida quando passada de pessoa para pessoa.
 

 

Com as turmas do 4º ano, as educadoras realizaram outra dinâmica conhecida, o "Coração Oculto". Sem se identificar, cada aluno escreveu uma mensagem para um colega (escolhido por meio de sorteio). O objetivo, com o recado, foi deixar a semana do amigo mais feliz!
 
 

Comunicação em pauta: alunos refletem sobre o diálogo, interpretação e socialização

Fotos
ascomacademia2017