Carta à Comunidade Acadêmica - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Carta à Comunidade Acadêmica

Notícias

05/02/2018

Carta à Comunidade Acadêmica

Carta à Comunidade Acadêmica

No alto da Rua Halfeld, aos pés do Morro do Imperador, há 127 anos, nascia nossa Escola – Colégio Cristo Redentor. Para os amigos, simplesmente, Academia. 

Tenho a alegria de fazer parte desta história. Foi amor à primeira vista. Amor amadurecido e fortalecido ao longo dos anos e, por isso, chegamos a fazer bodas de ouro.

Tinha acabado de completar 18 anos, quando a conheci. Jovem, corajosa, entusiasmada, entrei no palco. Agora jovem-idosa, corajosa-sonhadora, entusiasmada-determinada, saio do palco.

Alegre, vou para trás da cortina. Feliz, aprendi a ser uma Educadora Verbita.

Santo Arnaldo Janssen deixou-nos uma lição: é possível conciliar rigor científico e espiritualidade. Ensinou-nos que fé e ciência podem andar juntas.

Os colégios da Congregação do Verbo Divino herdaram esta marca: desenvolver a arte de pensar, expandir o conhecimento, exercitar o diálogo, apreciar as diferenças. É preciso ter vivo na memória e transparente nas atitudes o quádruplo diálogo, selo do Verbitas: o diálogo profético com os pobres e marginalizados; com as pessoas de outras culturas; com aquelas de diferentes tradições e ideologias; com as sem comunidade de Fé ou que procuram a Fé.

Hora de agradecer. O sonho, para se tornar realidade, deve ser abraçado por todos. Agradeço, novamente, à Congregação do Verbo Divino por ter-me aberto as portas, ter-me apoiado no caminho, ter-me dado a mão.

Agradeço às famílias. Contar com o apoio e a confiança fez da viagem um tempo de ventura.

Agradeço aos alunos, razão da existência desta casa centenária, cuja jovialidade, energia embelezam a estrada. Não exagero quando lhes digo que o começo das aulas traz a vida de volta ao pátio.

Agradeço aos meus companheiros, funcionários técnico-administrativos e professores. Vocês fazem a diferença: comprometidos, disponíveis, confiáveis, competentes, amorosos.

Aprender, aqui, é atividade estimulante e desafiadora. Ensinar, ofício prazeroso.  Vocês, queridos Professores, que preparam os jovens para um mundo em constante transformação, sabem que é preciso despertar a curiosidade, estimular a pergunta, preparar o aluno para ser crítico sem ser desesperançado.

Agora, novo ator entra em cena: Ronaldo, novo diretor, experiente professor, companheiro de viagem a Belo Horizonte. Na manhã de sábado, 03 de fevereiro, no Teatro, passei-lhe o bastão. Como professor de Ed. Física, sabe o que é uma corrida de revezamento.

Ronaldo pode ficar tranquilo: o elenco está preparado, e a plateia o espera de braços abertos.

Hoje, segunda-feira, entrego-lhe a chave. A bússola, você já tem. Há mais de 20 anos no Colégio Verbo Divino de Barra Mansa, há mais de 6 de experiência na direção.

Entretanto, sonho, bastão, chave ainda é pouco. Caminhante precisa de Estrela e ter os olhos voltados para a Fonte.

Confiante, peço à Trindade Santa e à Nossa Mãe Maria que, firme no exemplo de Santo Arnaldo, tenha êxito na missão de dar continuidade ao projeto educacional, que teve seu berço lá na Holanda, em 1875.

 

Maria Rinaldi

Academia, 05/02/2018 

 

Maria Rinaldi e Ronaldo Pimenta

Carta à Comunidade Acadêmica

Fotos
ascomacademia2017