Alunos do 9º ano refletem sobre Segunda Guerra e violência em Projeto de Leitura - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Alunos do 9º ano refletem sobre Segunda Guerra e violência em Projeto de Leitura

Notícias

16/05/2018

Alunos do 9º ano refletem sobre Segunda Guerra e violência em Projeto de Leitura

Alunos do 9º ano refletem sobre Segunda Guerra e violência em Projeto de Leitura

Os alunos do 9º ano do Colégio Academia leram, ao longo do primeiro trimestre, a obra “O herói invisível”, de Luca Cognolato e Silvia del Francia. Em diálogo com a Campanha da Fraternidade 2018, Patrícia Miranda e Edson Munck Jr, professores de Língua Portuguesa, propuseram o estudo para que os alunos pudessem aprofundar as reflexões sobre o tema “Fraternidade e superação da violência”.

 

No dia 11 de maio, Thiago Firmino, professor de História das turmas, conduziu um bate-papo junto às turmas sobre os aspectos históricos que envolvem a obra. Em sua fala, o docente enfatizou como o nazismo foi se afirmando no contexto europeu e pontuou os fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial que estão evidentes na narrativa de “O herói invisível”. O trabalho interdisciplinar entre Língua Portuguesa e História permitiu aos discentes uma compreensão mais aprofundada do contexto histórico que forja a narrativa de Cognolato e Francia.

 

“Neste ano, em que se comemoram os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é importante recordar a razão que levou à criação desses princípios e reconhecer que, ainda hoje, há situações que ameaçam a dignidade humana mundo afora e próximo de nós”, comentou o professor Edson Munck Jr.

 

A história de “O herói invisível” trata do personagem Giogio Perlasca, um italiano que arrisca sua vida na Hungria para salvar a vida de milhares de judeus, fingindo-se embaixador espanhol. Ao regressar à sua terra natal, mantém o sigilo sobre sua história, a qual, tempos depois, é descoberta e compartilhada. Em um misto de ficção e realidade, os autores conseguem situar o leitor no contexto da Segunda Guerra Mundial e revelar a crueza dos acontecimentos daqueles dias.

Fotos
ascomacademia2017