Alunos da Educação Infantil visitam o Museu de Etnologia Indígena - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Alunos da Educação Infantil visitam o Museu de Etnologia Indígena

Notícias

17/04/2015

Alunos da Educação Infantil visitam o Museu de Etnologia Indígena

Alunos da Educação Infantil visitam o Museu de Etnologia Indígena

Os alunos da Educação Infantil iniciaram uma semana especial em homenagem ao Dia do Índio, celebrado em 19/4. Entre as principais atividades realizadas por eles está a visitação ao Museu de Etnologia Indígena, espaço do Colégio onde "todo dia é Dia do Índio". O coordenador do Museu, Bruno Larcher, comenta sobre esta celebração: 

"Comemoramos todos os anos, no dia 19 de abril, o dia do índio. Para entendermos a escolha dessa data, devemos voltar para 1940. Naquele ano, foi realizado no México o primeiro Congresso índigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes Indígenas foram convidados para participar das reuniões e decisões. Mas, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento. Queriam expressar, com aquele gesto, indignação quanto às injustiças que sofreram desde a colonização das Américas. A ausência deles é compreensível dado o histórico de dizimação dos índios através dos séculos. No entanto, após reflexões e negociações, diversos líderes indígenas resolveram participar do evento, fazendo dele um marco histórico. A participação deles, no dia 19 de abril, serviu de referencial na escolha de uma data em que fosse dedicada aos povos indígenas das Américas. No Brasil, a data foi oficializada por decreto em 1943 pelo Presidente Getulio Vargas a pedido do Marechal Rondon. 

Cabe a nós, sobretudo, refletir sobre a importância da preservação da cultura indígena, da manutenção de suas terras e respeito a todos os direitos desses povos. No Colégio Academia, valorizamos as culturas indígenas durante todo o ano no Museu de Etnologia Indígena. Aqui, “todo dia é Dia do Índio”. Todo mês de abril, tradicionalmente, promovemos visitas monitoradas ou individualizadas junto aos nossos alunos e também de outras instituições agendadas previamente. Algumas das visitações têm como foco as culturas indígenas brasileiras, pois as tribos não são iguais." 
 
Larcher recomenda que qualquer pessoa interessada, acompanhada ou não de um grupo, visite o acervo do Museu
 

Alunos da Educação Infantil visitam o Museu de Etnologia Indígena

Fotos
ascomacademia2017