Aluna é premiada em Concurso de Literatura - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Aluna é premiada em Concurso de Literatura

Notícias

01/07/2015

Aluna é premiada em Concurso de Literatura

Aluna é premiada em Concurso de Literatura

A aluna Paula Leão Delgado, da 3ª série do Ensino Médio, participou do Concurso Prêmio SFX de Literatura 2015, categoria juvenil, e teve seu conto - Mente de um sem mundo - premiado e publicado em livro.

O conto relata o drama vivido por uma garota na grande São Paulo. Ela aceita a carona de um estranho e é sequestrada. A partir daí, sua vida muda brutalmente e ela tem que conviver com as consequências dessa difícil situação.

Em entrevista, a aluna-autora, Paula Delgado, fala sobre o concurso e sobre o prazer de escrever:

“Comecei a escrever antes de saber que escrevia. Aos 10 anos, fiz minha primeira poesia, e ninguém, além da professora que me viu escrever, acreditou que eu havia escrito. Acidentalmente, voltei a escrever aos 15 anos. Estava na 1ª Série do Ensino Médio, na aula de produção textual, e foi pedido para que nós alunos criássemos uma história. Como sempre gostei de participar das aulas, me propus a fazer. Apresentei o texto oralmente e os elogios recebidos me motivaram a escrever. Hoje escrevo como hobby e como desabafo. Muitas vezes, as ideias vêm no seu pior ou melhor momento psicológico.

Tomei gosto pela leitura aos 11 anos e J. K. Rowling foi quem me introduziu no mundo das palavras. A partir daí, conheci meus outros três escritores preferidos, Sidney Sheldon, Vinicius de Moraes e Ariano Suassuna. Tento me espelhar na genialidade dos meus quatro ídolos.

     Sempre procuro por outros concursos, mas, neste ano de vestibular, fica difícil conciliar estudo e escrita. Pretendo me inscrever em outros concursos; só tenho que encontrar um tempo livre para me dedicar aos textos.

   No concurso SFX, eu poderia enviar três contos. Eu tinha vários já prontos (inclusive o que foi premiado), mas achei que dois teriam alguma chance. Então escrevi mais um, que não foi o escolhido. Descobri o SFX pela Internet, em sites que oferecem vários concursos de diversos gêneros.

   Gosto de escrever sobre aquilo que incomoda a sociedade, como a insegurança, a política, o descaso social, a opressão, os valores éticos e morais  e, também ,sobre a inconstância do psicológico no mundo atual, além de casos sobrenaturais e fantasiosos.

   Apesar de ninguém da minha família, a não ser minha bisavó que não conheci, escrever, encontrei o apoio de todos os meus familiares, incentivando-me a continuar.

Pretendo cursar Comunicação - Jornalismo, pois essa profissão me dará oportunidade de interagir com as pessoas através da palavra.”

Fotos
ascomacademia2017