Academia celebra Dia Mundial da Cultura e da Paz - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Notícias » Academia celebra Dia Mundial da Cultura e da Paz

Notícias

22/09/2017

Academia celebra Dia Mundial da Cultura e da Paz

Academia celebra Dia Mundial da Cultura e da Paz

No dia 21 de setembro, além de festejar o Dia da Árvore, o Colégio Academia celebrou, também, a Paz e a Cultura.
 
Em 1981, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente que 21 de setembro seria o Dia Internacional da Paz e que a cultura seria uma grande aliada para sensibilizar as pessoas levando-as a olhar fraternalmente o mundo,
 
Em alguns calendários, encontram-se referência, nesse dia, à celebração da Paz e, também, da Cultura, como veículo para essa Paz.
 
Na realidade, o Dia Nacional da Cultura, comemorado em 05 de novembro, foi instituído em 1970, pela Lei Federal nº 5579, em homenagem ao grande Rui Barbosa, nascido nesse dia.
 
Mas há, ainda, o Dia da Diversidade Cultural em 21 de maio e 25 de julho, data proposta, em 1935, como o Dia da Cultura e da Paz. Entretanto, nessa data festeja-se o Dia do Escritor.
 
O mundo carece de paz e de cultura, cuja origem vem de cultivar, cultivar-se, aprimorar-se.
 
A Companhia Academia, festejando, também, o Dia Nacional do Teatro (19 de setembro), apresentou Os Saltimbancos, um musical infantil, inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, que, no Brasil, ganhou versão em português e músicas adicionais de Chico Buarque.
 
Em 1977, Chico adaptou a fábula musical, traduzindo-a para o Português, como uma alegoria política, na qual o Jumento representaria os trabalhadores do campo; a Galinha, a classe operária; o Cachorro, os militares e a Gata, os artistas. O Barão, inimigo dos animais, seria a personificação da elite, ou do “poder”. 
 
A primeira apresentação de Os Saltimbancos, no Colégio Academia, aconteceu em 2011, encenada pela Companhia de Atores Academia. Neste ano, a Companhia Academia, sob a direção de Ronan Lobo, reapresenta esse musical, dando um colorido todo especial a esse grande clássico infantil. 
 
 

Academia celebra Dia Mundial da Cultura e da Paz

Fotos
ascomacademia2017