140 anos da SVD - Academia
Academia

Academia » Fique Por Dentro » Eventos » 140 anos da SVD

Eventos

13/09/2015

140 anos da SVD

Comemora-se, no dia 8 de setembro, os 140 anos da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD). No Brasil, a Família Arnaldina também celebra os 120 anos de presença no País. O ponto alto dos festejos é a romaria ao Santuário Nacional, em Aparecida-SP, no próximo dia 13.
 
Segundo Pe. Omir Oliveira, coordenador nacional da romaria, escolher Aparecida para marcar a celebração destaca a importância da Mãe de Jesus na espiritualidade do fundador, Santo Arnaldo. “Ir a Aparecida para nós é estar na casa da mãe que nos acolhe e que nos guia na caminhada da vida. Já o fizemos ao celebrarmos 100 anos no Brasil, em 1995, e agora seguimos o mesmo passo”, afirma o missionário.
 
O tema da romaria é “Colocando os últimos em primeiro lugar”, inspirado no Evangelho de Marcos (10,31). Padre Omir explica que o ensinamento de Jesus foi lembrado recentemente pelo Superior-Geral da SVD, Pe. Heinz Kulüke, ao se dirigir aos missionários verbitas. “Achamos que isso era estar em sintonia com toda a Congregação, que se coloca do lado dos últimos de nossa sociedade: os pobres, os marginalizados, aqueles que o mundo não quer. Isso nos lança também naquilo que são as características marcantes da SVD: Bíblia, comunicação, justiça e paz e animação missionária. Isso delineia o nosso caminhar.”
 
 
Nos cinco continentes
A Congregação dos Missionários do Verbo Divino foi fundada por Santo Arnaldo Janssen no dia 8 de setembro de 1875, em Steyl, Holanda. Os verbitas, como são chamados, desenvolvem diversas ações missionárias nos cinco continentes. A Congregação atua em quatro dimensões: Justiça, Paz e Integridade da Criação (Jupic); Comunicação; Animação Missionária; Bíblia. Santo Arnaldo fundou ainda duas outras congregações: a Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo (1889) e a Congregação das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua (1896).

Fotos
ascomacademia2017